"Vou andar por esse país pra despertar a consciência do povo"

Ex-presidente Lula chegou nesta quinta-feira a Salvador; caravana percorrerá nove estados

Escrito por: Instituto Lula • Publicado em: 18/08/2017 - 10:07 • Última modificação: 18/08/2017 - 10:27 Escrito por: Instituto Lula Publicado em: 18/08/2017 - 10:07 Última modificação: 18/08/2017 - 10:27

Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira (17) a Salvador, na Bahia, local escolhido para ser o pontapé da caravana Lula pelo Brasil. A viagem, segundo o ex-presidente, será uma jornada para compreender a atual realidade brasileira. "É por isso que decidi voltar a andar por esse país. Não é pra falar de eleição, é pra entender o que está acontecendo nesse país. Quero andar por esse país pra despertar a consciência do povo", afirmou Lula, durante o lançamento da 3ª fase do Memorial da Democracia, em evento na Arena Fonte Nova.

"Se eles tem vergonha de contar a história deles, nós não temos de contar a nossa. Eles cassaram a Dilma, mas não cassaram as coisas boas que essa mulher fez pelo país. E eles sabem que a minha história eles não vão apagar", disse.

Durante o dia, o ex-presidente reencontrou o jovem Everton Santos Conceição, 11 anos após a histórica foto em Lauro de Freitas, que marcou a campanha presidencial de 2006. Lula andou de metrô, visitou as obras de extensão da linha 2 e foi recebido por milhares de pessoas no Campo da Pólvora, de onde seguiu para a Arena Fonte Nova. 

Lula comentou a decisão do juiz que barrou a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que ocorreria nesta sexta-feira (18). A decisão, que fere a autonomia universitária, ocorreu após pedido de vereador do DEM. Lula fundou a universidade em 2006. "Amanhã vamos para Cruz das Almas, vou dar um beijo na testa do reitor, dos professores e dos estudantes. Eles me deram esse título porque foi um cidadão torneiro mecânico, sem diploma universitário, que construiu mais universidades nesse país."

Reencontro

Um dos momentos mais emocionantes desta quinta-feira (17), em Salvador , foi o reencontro de Everton Conceição Santos com Lula. Everton tinha apenas 7 anos quando foi ver o então presidente Lula inaugurar casas populares em Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador), em 2006. Diante da multidão no local, driblou os adultos até que um vizinho decidiu erguê-lo sobre o ombro. Foi quando ele se aproximou de Lula. Os dois momentos foram registrados pelo fotógrafo Ricardo Stuckert. Desde então, Everton é conhecido como Lulinha.

Percurso

A caravana Lula pelo Brasil vai percorrer 4 mil km de ônibus, da Bahia ao Maranhão. Nesta sexta-feira (18), o ex-presidente segue para Cruz das Almas. O próximo estado a ser visitado por Lula será o Sergipe.

Acompanhe passo a passo a Caravana Lula pelo Brasil:

Título: "Vou andar por esse país pra despertar a consciência do povo", Conteúdo: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira (17) a Salvador, na Bahia, local escolhido para ser o pontapé da caravana Lula pelo Brasil. A viagem, segundo o ex-presidente, será uma jornada para compreender a atual realidade brasileira. É por isso que decidi voltar a andar por esse país. Não é pra falar de eleição, é pra entender o que está acontecendo nesse país. Quero andar por esse país pra despertar a consciência do povo, afirmou Lula, durante o lançamento da 3ª fase do Memorial da Democracia, em evento na Arena Fonte Nova. Se eles tem vergonha de contar a história deles, nós não temos de contar a nossa. Eles cassaram a Dilma, mas não cassaram as coisas boas que essa mulher fez pelo país. E eles sabem que a minha história eles não vão apagar, disse. Durante o dia, o ex-presidente reencontrou o jovem Everton Santos Conceição, 11 anos após a histórica foto em Lauro de Freitas, que marcou a campanha presidencial de 2006. Lula andou de metrô, visitou as obras de extensão da linha 2 e foi recebido por milhares de pessoas no Campo da Pólvora, de onde seguiu para a Arena Fonte Nova.  Lula comentou a decisão do juiz que barrou a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que ocorreria nesta sexta-feira (18). A decisão, que fere a autonomia universitária, ocorreu após pedido de vereador do DEM. Lula fundou a universidade em 2006. Amanhã vamos para Cruz das Almas, vou dar um beijo na testa do reitor, dos professores e dos estudantes. Eles me deram esse título porque foi um cidadão torneiro mecânico, sem diploma universitário, que construiu mais universidades nesse país. Reencontro Um dos momentos mais emocionantes desta quinta-feira (17), em Salvador , foi o reencontro de Everton Conceição Santos com Lula. Everton tinha apenas 7 anos quando foi ver o então presidente Lula inaugurar casas populares em Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador), em 2006. Diante da multidão no local, driblou os adultos até que um vizinho decidiu erguê-lo sobre o ombro. Foi quando ele se aproximou de Lula. Os dois momentos foram registrados pelo fotógrafo Ricardo Stuckert. Desde então, Everton é conhecido como Lulinha. Percurso A caravana Lula pelo Brasil vai percorrer 4 mil km de ônibus, da Bahia ao Maranhão. Nesta sexta-feira (18), o ex-presidente segue para Cruz das Almas. O próximo estado a ser visitado por Lula será o Sergipe. Acompanhe passo a passo a Caravana Lula pelo Brasil:



Informativo CUT PE

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.