CUT realiza plenária Nordeste II dia 09 (segunda-feira)

06/07/2018 - 10:46

A mobilização contará com representantes da CUT e de diversos sindicatos filiados a entidade, da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte.

O Dia de Luta Contra o Golpe e em Defesa da Nossa Soberania irá reunir representantes de trabalhadores (as) de seis estados nordestinos na próxima segunda-feira, dia 09 de julho, no Recife. A mobilização, realizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), contará com representantes da CUT e de diversos sindicatos filiados a entidade, da Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

Pela manhã, a Plenária Nordeste II, a partir das 9h, na sede do Sindesprev, no bairro da Boa Vista No período da tarde, a partir das 15h, ocorrerá a Assembleia Lula Livre, com os movimentos sociais e população em geral, na praça da Independência, Centro do Recife.

A finalidade é reunir os trabalhadores para analisar a conjuntura atual e  somar forças contra o golpe e em defesa da democracia, o que passa pela necessidade de se intensificar a campanha pela liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Também será realizado um debate sobre a Plataforma da CUT para as Eleições – documento que será entregue aos candidatos do campo da esquerda às eleições de outubro -, e uma preparação para o Dia Nacional do Basta - dia de paralisação nacional contra o golpe, que será realizado no próximo dia 10 de agosto.

Haverá ainda o lançamento da Marcha Lula Livre do MST-PE. A Marcha terá início no dia 16 de julho, no município de Bezerros, reunindo trabalhadores rurais do Agreste e Sertão de Pernambuco, que sairão em caminhada até o Recife, com chegada no dia 20 de julho.

“Estamos passando por um momento em que os golpistas estão se preparando para dar um verniz de legalidade democrática à tomada de poder, elegendo um presidente, deputados e senadores que deem continuidade ao desmonte do país e a reformas como a da Previdência. Esse é o momento da classe trabalhadora conciliar a luta das ruas com a luta institucional e eleger um presidente e a maioria de congressistas que deem um basta em tudo de ruim que estamos vendo acontecer no Brasil”, comentou o presidente da CUT-PR, Paulo Rocha.


A Plenária do Nordeste contará com abertura do secretário geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, e presidentes das CUTs estaduais. Em seguida, o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, fará uma análise da conjuntura política, econômica e social do Brasil de hoje. A apresentação da Plataforma para as eleições acontecerá na sequência. Ao final, haverá encaminhamentos sobre à campanha Lula Livre e à mobilização para o dia 10 de agosto. A Assembleia Lula Livre será um ato de rua, momento em que os presentes irão divulgar a campanha Lula Livre, o Dia Nacional do Basta e será lançada a Marcha do MST.

 

Fonte: Ascon Sindsep-PE, com edição da CUT-PE