Sindicato ganha ação sobre pagamento de retroativo do auxílio-alimentação

31/08/2017 - 11:31

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, comemora o resultado da ação

Funcionários do Bradesco poderão ser beneficiados com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) - 6ª Região, favorável ao pleito do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na ação de integralização do auxílio-alimentação.

De acordo com a advogada responsável pelo ajuizamento da causa, Keyla Freire, do escritório Lapenda e Freire, a juíza da 17ª Vara do Recife, Walkiria Miriam Pinto de Carvalho, reconheceu a natureza salarial do auxílio-alimentação e atendeu o requerimento feito pela entidade sindical para o pagamento das diferenças retroativas dos últimos cinco anos.

A decisão foi proferida em primeira instância, cabendo recursos por parte do banco. Por este motivo, o pagamento retroativo só será executado após a conclusão da ação.

A presidenta do Sindicato, Suzineide Rodrigues, comemora o resultado da ação. Mesmo diante de uma conjuntura de usurpação dos direitos da categoria, assim como de toda classe trabalhadora de um modo geral, nossa entidade vai diuturnamente buscar o poder judiciário e demais frentes de luta para garantir as conquistas dos bancários”, afirma.

Na avaliação do secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, João Rufino, a vitória jurídica contra o Bradesco poderá trazer importantes benefícios. “Com a integralização da remuneração da verba de alimentação, esses valores passarão a repercutir também nas férias, no 13° salário e no FGTS, por exemplo”, destaca.

Participaram da ação coletiva 47 bancários do Bradesco admitidos até a data de adesão do banco ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), em janeiro de 1991.

 

Fonte: SEEC-PE